top of page

Corrente Com ou Sem Retentor? Qual a Melhor?

  • Thalisson ALves
  • 25 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

Uma pergunta recorrente para, principalmente quem está começando neste universo moto ciclístico, vem na hora da troca da relação e a pergunta com ou sem retentor. Antes de discutirmos isso vale ressaltar as características das duas.

Todas as motos possuem seus sistemas de transmissão, que levam a forca do motor para a roda traseira e muitas utilizam sistema formado por corrente coroa Pinhão, contudo, outros dois tipos de transmissão são comuns em motocicletas, são eles: o eixo cardã (BMW, Custons) e a correia (Harley-Davidson). A correia foi a pioneira nas motos primitivas, onde se utilizavam correia de couro de boi, atualmente são compostas por materiais resistentes a ruptura e temperatura, além de serem dentadas.

As correntes de dividem em duas as com retentores que nada mais são que pequenos aros de borracha entre os elos e as sem retentores que por nome já a definem, como podemos abaixo.

Com Retentor

CorrenteComRetentor_zps9157b3cc.jpg

Sem Retentor

download.jpg

Por experiência própria correntes com retentores tem uma durabilidade bem maior, desgastando menos os dentes do sistema e necessitando bem menos manutenção como regulagens e lubrificação, por causa de seus elos que retém a lubrificação por mais tempo isso gera menos desgaste por causa da diminuição do atrito que consequentemente tem uma menor temperatura evitando a dilatação da corrente, porem por causa dos elos ela tem mais resistência ao movimento gerando uma pequena e perca de potência e seu custo como já dito e bem mais elevado.

Com as correntes sem retentores seu custo benefício e bem maior, mesmo que precisem de mais cuidados como regulagens, que para mim quando a testei eram semanais, como também sua lubrificação também semanal, tende a ter o mesmo tempo de vida útil se seguido tais recomendações e isso se torna atrativo comparando os preços entre elas.

Este conceito e muito bem mostrado neste vídeo.

No caso o que digo e simples basta apenas analisar como utiliza sua moto, no meu por exemplo viajo muito as vezes longas e não tenho como parar as vezes para verificar a relação assim escolhi a com retentor, se você utiliza apenas dentro de sua cidade pode muito bem utilizar uma sem retentor com os cuidados certos não terá problemas nenhum. Mas se também pretende viajar ou utilizar a moto em condições severas como trilhas ou passar o dia em cima dela recomendo sim uma com retentor que aguentara o tranco sem que você tenha que parar para verificar se ela estra ou não ressecada frequentemente e por isso vale a pena pagar um pouco mais.

Concluindo vale a analise você ver como e qual das correntes se adapta a forma com que irá utilizar a moto.

dúvida-do-homem-16501840.jpg

 
 
 

Comentários


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page